domingo, 17 de maio de 2009

Como um seguidor de notícias de tênis, jogador frustrado e trabalhando muito na semana passada, logo, sem chance de acompanhar as partidas, decidi instalar o RSS do UOL Tênis e seguir o mesmo pelo Google Reader. O leitor RSS escolhido foi o RSSOowl, por indicação de outros usuários (o que já seria uma das características da rede, não? Basta ver as sugestões que sites como a Amazon e o iTunes oferecem ao usuário baseado no seu gosto e preferências.)

Assim como o trabalho anterior, que pedia para diferenciar a Web 1.0 e a 2.0, a mesma linha de raciocínio pode ser aplicada aqui. O RSSOowl funciona como o filtro de notícias no seu browser. Tem uma vantagem que é sua onipresença. Notícias sobre os jogos do torneio de Madri apareciam instantaneamente na tela. Algo que já aprendemos a conviver na Web 1.0. Às vezes para a minha alegria, outras para confundir mais meu trabalho, pois não tinha disponibilidade para ler aquelas matérias no momento em que surgiam. Mesmo assim, é uma ferramenta interessante para um jornalista, principalmente aquele que precisa estar sempre em contato com o que acontece no mundo.

Já o Google Reader é um leitor. Você pode acessar no instante em que precise ou deseja. Senti uma intromissão menor durante os testes. E se o RSSOowl é interessante pela sua rapidez, o Google Reader leva isso para a Web 2.0. No leitor, é possível compartilhar links e ver o que seus amigos estão seguindo, já no padrão Web 2.0, de unir cada vez mais idéias e usuários. Muitas vezes encontrei matérias interessantes nos feeds destas pessoas. Algumas até úteis para o meu cotidiano e para meu trabalho. Poderia ter demorado horas ou até dias para encontrar essas mesmas notícias se dependesse da minha própria navegação.

Então temos dois cenários: rapidez ou união. No RSSOowl você navega sozinho. Seu contato fica restrito às suas próprias notícias. Mesmo assim, tem a sua funcionalidade. Para mim, é uma opção importante para o meu dia-a-dia no trabalho. Posso saber quais notícias estão sendo divulgadas sobre meu cliente rapidamente.

Ao mesmo tempo, o Google Reader ajuda em descobrir novos conteúdos. É verdade que ler o seu feed pode demorar mais tempo do que no RSSOowl, mas a possibilidades que se ganham são maiores e mais interessantes para um usuário comum.

Talvez a questão aqui não seja qual é melhor, mas qual se encaixa melhor nos seus interesses. E outro ponto importante: eles não são excludentes, e sim complementares. Então por que não aproveitar o melhor destes dois mundos? Todos podem sair ganhando. As notícias estão expostas e à disposição. Basta que você escolha como quer chegar até elas. Tudo isso graças ao poder que a Internet dá ao usuário.

Isto, talvez, seja a maior conclusão deste trabalho: na internet, escolher um caminho não significa preterir outro. Afinal, o fim de cada um deles pode ser o mesmo local. Um é uma estrada rápida, o outro é cheio de cruzamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário