domingo, 17 de maio de 2009

Muitos sites, poucos resultados

O stress é um problema que cresce mundo. Trabalhamos cada vez mais, com mais demanda por resultados, nos sentimos pressionados a todo instante. Então, na Era da Informação, nada mais lógico que procurar por algum tipo de tratamento na Internet. Para realizar isso, utilizaremos sites de busca, uma ferramenta muito usada por todos.

Para isso foram selecionados alguns deles: o Google, Yahoo, Altavista, Radar UOL, Clusty, MSN, Ask.Com e DogPile. Os resultados, como já se esperava, foram bem diferentes. Mas cada um deles possui especificidades bem interessantes para o usuário.

Cada site possui uma equação para definir qual site aparecerá no topo da lista. O Google, por exemplo, utiliza um procedimento que lê sites espalhados na Internet e vê qual é o mais linkado por eles. Assim, o vencedor aparece em primeiro. Curiosamente, seu primeiro lugar era um site de downloads que oferecia papeis de parede que, alegadamente, te ajudariam a relaxar. Este mesmo site foi o primeiro resultado no Radar UOL.

O primeiro resultado no Yahoo, Ask.Com e Altavista, mas segundo no Google, também não é um site médico ou com informações sobre tratamentos. O link é um blog de um brasileiro, Flavio Prada, que mora na Itália. Ele escreveu diálogos sobre os problemas de trabalho de um personagem. Nos comentários, os visitantes manifestam aprovação pelo texto.

Já o Clusty e DogPile já começam seus resultados com uma diferença para os outros. Não fazem buscar em português, o que pode limitar suas vantagens para o usuário brasileiro que não fala inglês. Mas possuem links alternativos de busca quando se solicita uma pesquisa. O Clusty coloca, por exemplo, várias opções de buscas alternativas no canto esquerdo, o que pode ajudar o visitante a chegar mais rapidamente à solução de seu problema. O mesmo é feito pelo DogPile. Estes dois chegam a colocar um vídeo do YouTube entre os resultados.


O Radar UOL e o Google também possuem uma seção interessante para o usuário que é buscar notícias. Assim, é possível saber as últimas publicações em pesquisas sobre cura ao stress em uma linguagem dirigida para o leitor, pois passaram pelas mãos de um jornalista.

O que é possível concluir deste trabalho é que cada site possui algumas ferramentas especificas, já que os resultados principais variam pouco. O que o usuário precisa saber é qual delas se encaixa melhor em sua pesquisa. O Google consegue unir vários serviços dentro de suas pesquisas, é mais fácil de usar e é mais conhecido. O Clusty consegue um espaço para refinar sua busca se você tiver um pouco mais de conhecimento de Web e inglês. Assim, o usuário tem várias opções e tem liberdade total para escolher aquele site que melhor lhe parece.

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